Por: Wender Leão

NOVA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA COCA-COLA

A Coca-Cola anunciou uma nova estratégia de marketing global de “marca única”, que, pela primeira vez na história da empresa, reúne Coca-Cola, Coca-Cola Light/Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life sob o posicionamento de marca em uma única campanha criativa – “Sinta o sabor”. 


(Imagem 1)

A ESTRATÉGIA DE MARCA ÚNICA… 


… estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões, unindo a família Coca-Cola sob a marca de bebidas e ganha vida por meio de uma campanha global – “Sinta o sabor” (“Taste the feeling”) – que usa uma narrativa universal e momentos do cotidiano para se conectar com consumidores em todo o mundo. 

A campanha, também, apresenta o produto no centro da ideia criativa, celebrando a experiência e o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola. 

Reforça o compromisso da companhia de oferecer opções, permitindo aos consumidores escolher a bebida que melhor se adapte a seu gosto, seu estilo de vida e sua dieta, em vários tamanhos de embalagem. 

Entendo que, a nova estratégia de ‘marca única’ compartilha o valor da Coca-Cola com todos os produtos da marca, reforçando o compromisso de oferecer opções aos consumidores com mais clareza. Importante isso. Opções com clareza. Não são todas as marcas de consumo que preocupam-se com isso. 

“Sinta o sabor” será lançada em vários momentos ao longo de 2016 em todos os mercados do mundo, e ganhará vida por meio de vários elementos, inclusive, comerciais, imagens, nova identidade visual e experiências digitais interativas. 

(Imagem 2)

Para colocar isso tudo no mercado reuniram mentes criativas globais de dez diferentes agências para iniciar o processo de desenvolvimento e, no fim, os dez comerciais de televisão criados para a campanha foram produzidos. Participaram: Mercado-McCann (Argentina), Sra. Rushmore (Espanha), Santo (Argentina) e Ogilvy & Mather New York. 

(Vídeo -  3)

Cada mercado terá seu cardápio de peças a serem apresentadas ao público. No Brasil, a campanha terá inicialmente dois comerciais: “Hino” (Mercado-McCann) e “Break-up“ (Santo). 

SOBRE O DESIGN 


A visão criativa 

A campanha “Sinta o sabor” comemora a ideia de que o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola, torna o momento especial. Ela está baseada nos fundamentos da marca – a tipologia spenceriana, o círculo vermelho e a garrafa de vidro icônica – e apresenta momentos autênticos tendo o produto como figura central. 

Mídia Exterior 

As peças de mobiliário urbano da campanha “Sinta o sabor” podem parecer familiares, porém se diferenciam das demais campanhas da marca pela reunião de cinco temas: 01. momentos envolvendo a Coca-Cola, 02. o ato de beber, 03. o produto, 04. a simetria e 05. o círculo vermelho. As imagens têm a garrafa como elemento central, nas versões regular e zero. 

(Imagem 4) 

As imagens 


A fotografia da campanha feita pelos renomados fotógrafos de moda Guy Aroch e Nacho Ricci apresenta pessoas de diversas partes do mundo bebendo uma Coca-Cola gelada em vários momentos do cotidiano. O estilo urbano é refletido nas imagens. O conjunto final do trabalho inclui 100 imagens de estilo predominantemente urbano. 

As imagens apresentam as versões regular e zero de Coca-Cola, em linha com a estratégia “marca única”. 

São divididas em: 

Momentos: a Coca-Cola é peça central em cada momento e sem ela não há história. Os registros são feitos de perto com um toque de intimidade que destaca o prazer de beber. 

O ato de beber: o ato de beber é intencional, agradável e torna o momento especial. 

Produto: o protagonismo do produto é a garrafa contour de vidro ou, às vezes, um copo de Coca-Cola. As imagens são recortadas de forma a enquadrarem a garrafa em close-up, ao mesmo tempo em que ilustram uma história. Isso é intencional e permite ao consumidor usar a imaginação para preencher a narrativa da história. 

(imagem 5)

Círculo vermelho


O círculo vermelho da Coca-Cola com escrita spenceriana será empregado em toda a visão criativa da campanha. O logotipo agora é plano e não renderizado em 3D. Isso cria uma expressão contemporânea de um ativo familiar da marca, que é, ao mesmo tempo, arrojado, simples e icônico. 

“A campanha ‘Sinta o Sabor’ introduz uma nova abordagem para dar continuidade ao longo legado da marca de excelente narrativa visual. A fotografia apresenta momentos que tornam tênues as fronteiras entre o que as pessoas são e o que gostam de fazer. Em toda a produção criativa, a Coca-Cola desempenha um papel de liderança na cena, reforçando a cor, a textura e a emoção das imagens. Cada interação é única e transformada em algo especial por meio de uma Coca-Cola, qualquer que seja a Coca-Cola”. James Sommerville, vice-presidente Global de Design. 

(Imagem 6)

SLOGAN 

“Taste the Feeling” – “Sinta o sabor” é o slogan que, pela primeira vez, apresenta todos os produtos da marca. É o primeiro novo slogan para a marca em sete anos, desde o lançamento de “Open Happiness” – “Abra a felicidade”, em 2009. “Taste the Feeling” – que no Brasil será “Sinta o sabor” – surge logo após uma longa história de excelentes slogans. 

1886: “Delicious and Refreshing” 

1904: “Drink Coca-Cola” 

1905: “Coca-Cola Revives and Sustains” 

1906: “The Great National Temperance Beverage” 

1907: “Good to the Last Drop” 

1917: “Three Million a Day” 

1922: “Thirst Knows No Season” 

1923: “Enjoy Thirst” 

1924: “Refresh Yourself” 

1925: “Six Million a Day” 

1926: “It Had to Be Good to Get Where It Is” 

1927: “Pure as Sunlight; Around the Corner from Everywhere” 

1929: “The Pause that Refreshes” – A pausa que refresca 1932: “Ice Cold Sunshine” 

1938: “The Best Friend Thirst Ever Had; Thirst Asks Nothing More” 

1939: “Whoever You Are, Whatever You Do, Wherever You May Be, When You Think of Refreshment Think of Ice Cold Coca-Cola” 

1942: “The Only Thing Like Coca-Cola is Coca-Cola Itself” 

1948: “Where There’s Coke There’s Hospitality” 

1949: “Along the Highway to Anywhere” 

1952: “What You Want is a Coke” 

1956: “Coca-Cola … Makes Good Things Taste Better” – Isto faz um bem 

1957: “Sign of Good Taste” 

1958: “The Cold, Crisp Taste of Coke” 

1959: “Be Really Refreshed” 1963: “Things Go Better With Coke” – Tudo vai melhor 

1969: “It’s the Real Thing” – Isso é que é 

1971: “I’d Like to Buy the World a Coke – parte do “It´s the Real Thing” 

1975: “Look Up America” 

1976: “Coke Adds Life” – Dá mais vida 

1979: “Have a Coke and a Smile” – Abra um sorriso 

1982: “Coke Is It!” – Coca-Cola é isso aí! 

1985: “We’ve Got a Taste for You (Coca-Cola & Coca-Cola classic)”; “America’s Real Choice (Coca-Cola & Coca-Cola classic)” 

1986: “Red, White & You (Coca-Cola classic)” 1986: “Catch the Wave (Coca-Cola)” 1987: “When Coca-Cola is a Part of Your Life, You Can’t Beat the Feeling” 

1988: “You Can’t Beat the Feeling” – Emoção pra valer 

1989: “Official Soft Drink of Summer” 

1990: “You Can’t Beat the Real Thing” 

1993: “Always Coca-Cola” – Sempre Coca-Cola 

2000: Coca-Cola. “Enjoy” – Curta Coca-Cola 2001: “Life Tastes Good” 

2003: “Coca-Cola … Real” 

2005: “Make It Real” 

2006: “The Coke Side of Life”

 2009: “Open Happiness” – Abra a felicidade 

2016: “Taste the feeling” – Sinta o sabor 

Fonte: updateordie - Gustavo Giglio