O primeiro passo é entender e definir qual o papel do marketing de conteúdo dentro do seu negócio. Que pode ser: gerar leads, aumentar o alcance da marca, diminuir custos de divulgação, gerar autoridade, educar o mercado ou uma infinidade de metas que essa estratégia pode gerar para a sua empresa.
Gerar autoridade, para mim, é o que o marketing de conteúdo mais faz. Nem toda empresa precisa brigar por preço, mostrar que o seu negócio domina o segmento faz com que os clientes sejam atraídos mesmo que você não seja “o mais barato”. Quando eu te pergunto indicação de uma marca de sabão em pó, qual a primeira que vem na sua cabeça? E ela é a mais barata? Não, mas é a mais conhecida.
Todo objetivo precisa ser mensurado, mas como medir reconhecimento de marca, felicidade do cliente ou até mesmo a autoridade?
É possível determinar certas KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho) para medir o que não é mensurável. Por exemplo: para medir o reconhecimento da marca eu posso usar indicadores como a quantidade de visitas no meu site ou menções da minha marca nas redes sociais, para medir a felicidade do cliente eu posso fazer pesquisas de satisfação e ter como objetivo aumentar a nota desta pesquisa. Há diversas formas de analisarmos os resultados da nossa estratégia de Marketing de Conteúdo.
O Marketing, como um todo, tem como um dos principais objetivos auxiliar o time de vendas, consequentemente gerando mais vendas e lucro para a sua empresa.
Não perca nossa próxima matéria onde falaremos sobre como definir o público-alvo das suas estratégias de marketing de conteúdo.