Sabendo o “por que”, que é a definição do objetivo da sua estratégia de marketing de conteúdo e sabendo o “pra quem”, que é a sua persona. Agora vamos responder o “como”.
COMO ALCANÇAR ESSE GRUPO?
A maioria começa desta etapa, causando prejuízos na estratégia e muitas vezes simplesmente copiando o concorrente.
Primeiro vamos entender os formatos e como este conteúdo vai chegar até o nosso público, sendo através de vídeos, áudios, imagens, textos ou qualquer que seja o meio ideal.
Quando falamos de texto, por exemplo, pode ser e-book, um post, uma matéria... O fato é que o formato de texto é excelente para o SEO, algo que queremos muito para a nossa estratégia.
Textos tendem a aumentar a retenção das informações visto que a concentração deve ser alta para a leitura dele, o que também o torna menos atrativo. Mas eles não devem ser descartados.
As imagens por outro lado, tem um destaque visual imenso, um consumo instantâneo e fácil compartilhamento, o que é muito atrativo para a nossa estratégia, pois ajuda a aumentar o alcance da marca. Elas podem servir de suporte para outros formatos, como nos blogposts e em capas para vídeos.
Vídeos requerem pouco esforço de consumo, é compartilhável e gera empatia. Com este tipo de formato podemos trazer assuntos simples, mas também assuntos mais técnicos. Porém é um formato que requer mais esforço para ser produzido.
Áudios são de fácil consumo, é multitarefa e não requer atenção exclusiva. Mas ele não é bom para o SEO.
Cada formato é importante para ajudar a atingir qualquer que seja o seu objetivo, dentro da nossa estratégia podemos mesclar estes formatos. E é este conjunto que vai permitir que você atinja a sua persona da melhor maneira possível.
Uma ideia muito interessante é reutilizarmos o conteúdo. Então o mesmo assunto eu posso tratar em vídeo e em texto e depois fazer um post para redes sociais. Se você já reparou nas nossas redes sociais é isto que estamos fazendo com estes conteúdos sobre marketing de conteúdo, assim levamos essas nossas dicas para o maior número de pessoas, atingindo todos que tem interesse e no formato que cada um prefere consumir este conteúdo.
Não perca nossa próxima matéria pois abordaremos os diferentes tipos de canais com ótimas dicas para a sua estratégia de marketing de conteúdo.