Olá pessoal,
Hoje irei falar um pouco sobre uma das áreas mais importantes do design gráfico, que está muito presente em nosso cotidiano e se faz cada vez mais necessária. Estou me referindo a “Identidade Visual”.
Mas, afinal, o que é uma identidade visual? Primeiro vamos pensar no conceito de “identidade”, que segundo o dicionário significa: caracteres próprios de um ser; definição de alguém. E em seguida, a palavra “visual”, que quer dizer: aparência, aquilo que é percebido pela visão.
Portanto, identidade visual é um conjunto de elementos formais que representam e identificam visualmente, e de maneira única, uma ideia, um nome, uma pessoa, empresa ou serviço.
Percebeu a importância de uma identidade visual? É por causa dela que você reconhece, por exemplo, uma propaganda da Coca-Cola ou do Banco Itaú sem a marca ser mostrada ou mencionada na televisão. Isso não é incrível? A identidade de uma marca é capaz de ficar gravada na mente das pessoas. Ela consegue carregar todo um significado, um posicionamento, estratégias e valores de uma empresa, pessoa ou ideia.
Em relação às empresas, quando uma identidade visual é criada, ela transmite uma boa impressão da instituição, os consumidores compreendem seus valores e se tornam cada vez mais leais a ela. Podemos notar exemplos disso em marcas como: Apple, Google, Nike, as quais as pessoas sentem orgulho em usar, se sentem como parte da marca. É uma ligação emocional.
Assim, a criação de uma identidade beneficia, não só a construção de uma grande marca, mas também torna melhor a vida de quem a experimenta.
Então, se cada pessoa tem seu número de identidade único, por que não as grandes ideias e empresas serem únicas também?