Funil de vendas ou funil de marketing é imprescindível para sabermos qual o melhor tipo de conteúdo que devemos entregar. E o que seria um bom conteúdo? Um bom conteúdo não é só algo bem feito, ele valida três itens: resolve um problema, atinge pessoas específicas e no momento certo. Isso é um conteúdo de valor.
Criar um conteúdo genérico não vai ser benéfico para a sua empresa!
Um processo de tomada de decisão começa muito antes da nossa persona dizer: quero comprar!
É preciso convencê-la ao longo do processo, e é aí que entra o funil de vendas.
DESCOBERTA: esta é a primeira etapa do funil de vendas, a persona ainda não está considerando a compra, mas ela descobriu que tem um problema. Aqui é onde o marketing de conteúdo realmente brilha e se diferencia da comunicação tradicional, pois está longe da decisão de compra. É o momento em que você vai tentar resolver os problemas da sua persona e é com isso que você vai atrai-la. Este momento não deve ser considerado como uma “propaganda”! Aqui podemos trabalhar com conteúdos técnicos ou não, mas estamos ensinando algo, entregando dicas. Ainda não estamos vendendo a nossa solução.
CONSIDERAÇÃO: a persona começa a considerar quais são as opções de solução para o seu problema. Etapa que conecta a descoberta do problema à venda.
DECISÃO: é aqui que ela vai contratar a empresa, serviço ou produto que vai resolver este problema. É o momento de falar sobre o produto ou serviço, agora sim vamos “fazer propaganda”.
Essas três etapas são chamadas de topo, meio e fundo de funil. Essa analogia com o funil existe pois há mais pessoas com um problema do que pessoas que realmente vão contratar a sua empresa.
E quais são as principais características e formatos que os conteúdos devem ter de acordo com cada etapa?
TOPO
Características: alto em volume, baixo em conversão; traz visibilidade para a marca (alto alcance); fácil consumo, com poucas barreiras.
Formatos: vídeos, blog posts, redes sociais, e-books de topo de funil.
MEIO
Características: foco em conversão, médio volume, algumas barreiras de consumo.
Formatos: blog posts, vídeos, e-books, webinars.
FUNDO
Características: foco na qualificação e conversão, convencimento de compra, baixo volume, auxílio ao time de vendas.
Formatos: blog corporativo, cases de sucesso, descritivos do seu produto ou serviço, webinars e cursos sobre como usar seu produto, website.
Estamos quase chegando ao final da nossa série sobre Marketing de Conteúdo =(
Não perca nossa próxima matéria, até lá.