BLOG
PAGOTTO
Um guia rápido sobre plataformas
Por: Thaline Pagotto

O lugar onde nossos conteúdos irão parar é uma escolha fundamental na nossa estratégia de marketing de conteúdo. Hoje vamos explicar um pouco melhor sobre as principais plataformas que você deve considerar ao desenvolver a sua estratégia.

Blogs

Quando falamos de redes sociais estamos pegando emprestado a audiência dos usuários já existentes nelas, já nos blogs não, a audiência é toda sua pois o acesso de cada usuário foi proposital procurando por você.

Por que os blogs são os favoritos dos profissionais de marketing na hora de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo? Você tem total controle, é personalizável de acordo com o objetivo da estratégia, suporta qualquer formato de conteúdo e muito mais. É um ativo valioso para a empresa.

E como criar um conteúdo bom para o seu blog?

É interessante que você tenha estratégia na hora de criar esse conteúdo, e o primeiro passo é a PESQUISA. Entenda o que seus concorrentes estão fazendo e FAÇA MELHOR!

Alguns princípios que você precisa aplicar na criação destes conteúdos:

• Conteúdo de qualidade, sempre! (sim, vamos repetir muito isso)

• Mantenha a frequência

• Documente tudo: tenha um calendário editorial

Faça um checklist: acompanhe seus textos e veja se eles se encaixam nas diretrizes que você determinou. Por exemplo: o texto está compreensível? É conciso? Está de acordo com a audiência? O título é bom? Tem CTAs?

Redes sociais

As redes sociais são ótimas fontes de interação e propagação de conteúdo, fundamental para divulgar conteúdos de outros canais e mais importante, é onde as marcas podem conversar com seu público com pouco esforço.

Como usá-las?

• Planeje o seu conteúdo

• Use perfis profissionais adequados

• Tenha uma voz própria

• Tenha um calendário de publicação

• Monitore o tempo todo

• Incentive o diálogo

Eu sei que quando falamos de redes sociais as primeiras a serem lembradas são o Instagram e o TikTok, mas jamais subestime o LinkedIn e muito menos o YouTube, que particularmente é minha rede social favorita.

Além de ser uma excelente “mídia social” é um dos meios de buscas mais usados no mundo, e podemos tratá-lo como uma rede social já que não é unilateral porque podemos interagir e acompanhar os perfis.

Vídeos estão se tornando cada vez mais essenciais graças ao YouTube pois a plataforma se adapta a vários dispositivos, é uma experiência passiva, são conteúdos compartilháveis e geram empatia.

Assim como todas as plataformas, quando falamos de marketing de conteúdo não podemos deixar de lembrar: mantenha a frequência!

SEO

Quando falamos de conteúdos não podemos deixar de falar sobre SEO. Entraremos em detalhes sobre isso em uma próxima matéria, mas basicamente é fazer com que o Google e as outras ferramentas de busca deem valor para o seu conteúdo (até mesmo as funcionalidades de busca dentro das redes sociais).

Não perca as próximas matérias pois ainda aprofundaremos mais no desenvolvimento de estratégias de Marketing de Conteúdo, como funil de vendas e métricas. Até a próxima!

Redes Sociais:
Endereço: Rua Ilídio Leão, Qd 86, Lote 10/12, 20 Piso, Sala 4, Setor Morada Do Sol, CEP: 75.908-760.
© 2023 - Todos os direitos reservados