
Por: Wallace Ribeiro
Os diferentes estilos de posts
Com o constante avanço da tecnologia em todas
as áreas, principalmente a digital, é impossível sobreviver em um mercado
competitivo sem aderir ao novo e moderno. Por essa razão, empresas do mundo
todo, sejam de pequeno, médio ou grande porte, utilizam da tecnologia para manter
e levar seu negócio adiante.
Mas não basta simplesmente estar presente e
utilizar de mecanismos modernos de comunicação, é necessária uma compreensão e
interesses maiores que a própria vontade de vender, principalmente por se
tratar do seu negócio, seu futuro e principalmente o futuro da sua empresa.
Redes Sociais
Com a expansão crescente das redes sociais e a
grande procura das pessoas por entretenimento no dia a dia, utilizar das redes
para publicidade e marketing de conteúdo tem sido a grande aposta de mais de 15
milhões de empresas registradas no mundo todo.
Até a presente data, aproximadamente 40% da
população mundial utiliza de algum tipo de rede social diariamente.
Desde 2013 o Brasil está posicionado em segundo
lugar na lista dos países que mais utilizam redes sociais diariamente. Essa
grande quantidade diária de acessos nas plataformas abre portas para grandes
oportunidades de negócios, sendo um ótimo lugar para investir e impulsionar o
alcance da sua marca.
Conteúdo Digital: Devo me Acomodar?
Sabemos que a melhor maneira de manter seu
público fiel e atrair novos no meio digital é através de postagens constantes
que exponham sua marca como a mais atrativa. É dessa maneira que as grandes
empresas disputam pela atenção e fidelidade de seus consumidores, porém, não se
trata apenas de manter suas redes sociais em dia, é necessário saber discernir
quando e como fazer uma mudança que agregará ainda mais valor aos olhos do seu
consumidor.
Ao dizer que o “velho conteúdo básico” é
eficaz, você pode estar enganando a si mesmo. Apesar de parecer que está indo
bem, a acomodação por parte de uma empresa pode ser um grave erro que impedirá
que a mesma evolua e cresça no mercado e na mente das pessoas. Sair da
“mesmice” e se manter atualizado quanto ao novo conteúdo ou novas ideias e
formas de marketing é vital para o funcionamento eficaz de um negócio.
Variando o Estilo de Postagem
Apesar de um único estilo de postagem aparentar
ser seguro, tal “segurança” pode evitar alcance e engajamento de um público
maior do que você já possui, fique atento aos exemplos de postagem abaixo para
sair do padrão e tornar o seu negócio mais atrativo.
Post Evergreen
As postagens Evergreen englobam um conteúdo
que, apesar do tempo, está sempre atual. O conteúdo evergreen não tem data de
validade e reterá seu valor a longo prazo. Veja abaixo alguns exemplos:
• Dicas;
• Tutoriais;
• Artigos;
• Listas;
• Avaliações
de produtos;
• Vídeos.
Existem alguns assuntos que nunca ficam
“velhos”, como comida, finanças, cuidados infantis, busca por emprego, perda de
peso ou recomendações. Apesar de tudo, é indispensável que o conteúdo tenha
relação com o seu negócio, seus produtos e/ou serviços.
Post com Interação
De acordo com uma pesquisa feita pela Ion
Interactive, que mensurou a efetividade de conteúdo interativo, 93% das pessoas
entrevistadas disseram acreditar que esse seja mais eficaz para captar tanto a
atenção quanto o interesse do público; segundo a mesma pesquisa, em apenas 55%
das vezes o material estático foi considerado como eficiente. Mas, como fazer
um post interativo?
Sites como SlideShare, MakeaGif, e Qzzr podem
ajudar. Você pode incluir testes, apresentações, animações e episódios inteiros
de qualquer conteúdo que você imaginar para atrair o seu consumidor.
Atração por Buzz
Os posts para gerar Buzz são outra ótima tática
para atrair um número maior de pessoas, além de nunca saírem do moda por conta
de sua efetividade. Eles geralmente abordam temas variados como:
• Fatos
sobre assuntos recentes;
• Temas
do momento e altamente discutidos;
• Contradições;
• Assuntos
polêmicos.
Utilize ferramentas como o Google Trends para
ficar por dentro dos assuntos mais discutidos e utilize da sua criatividade
para torná-los mais atrativos e sujeitos a enfrentamentos de ideias na web,
atrair dois públicos com opiniões diferentes para um mesmo assunto pode gerar
grande visibilidade para o seu material.